novembro 14, 2011

Molecagens do Tino

Tino Freitas, nosso eterno menino sem juízo, continua nos oferecendo passaporte garantido para a diversão. Assim como nas obras anteriores, Tino uniu letras com sabor e emoção nos dois últimos lançamentos, além de contar com afinadíssimas parcerias de ilustradores talentosos.



"Os três porquinhos de porcelana” (Ed. Melhoramentos) é uma divertida fábula contada com uma mistura da tradicional ladainha e temperada com toques de modernidade que nos chamam atenção: capítulos com títulos debochados - “Um capítulo”, “Outro capítulo”, “Mais um capítulo” - personagens com nomes inusitados - “Lô Bomau”, “Fadabá Cana” - que habitam locais surreais como o “Vale Ôso” e um enredo que nos faz grudar nas páginas até que o desfecho aconteça: como Comadre Coelha vai recuperar suas economias furtadas pelo Lô Bomau e curtir sua tão sonhada aposentadoria?

Como se não bastasse tanta loucura, o leitor ainda se depara com as ilustrações de Walther Moreira Santos. Já viu? Eu não conhecia e confesso: parei várias vezes para ler as imagens que fogem do tradicional e roubam nosso olhar e atenção pela forma como são trabalhadas dentro do livro.




Outro lançamento já traz um convite no título: “Quem quer brincar comigo?” (Editora Abacate). O livro tem um formato diferenciado, capa dura e charmosa que nos remete a antigos postais com decalques de brinquedos e não deixa dúvidas: a brincadeira é garantida!





A menina lê toda tarde e a cada toque da campainha uma nova surpresa se revela: o leitor acompanha a chegada das visitas abrindo “os segredos” do livro que se desdobra trazendo alegrias e companhias cada vez mais coloridas e alegres criadas por Ivan Zigg. Alguém resiste a essa brincadeira?
:o)




(fotos:ligiapin)

Nenhum comentário: