novembro 01, 2011

Poesia


Por Sérgio Rizzo - Revista Lígua Portuguesa (ed.71)

Não são poucos os que encaram a poesia intimidados, como se essa atividade criativa fosse reservada a "eleitos". O respeito cerimonioso termina por afastar muita gente de uma prática textual que exercita mais do que a capacidade de escrever. Poemas ativam um modo particular de apreender o mundo e de se relacionar com ele, como demonstra o drama sul-coreano Poesia. Ex-professor de ensino médio e escritor de prestígio em seu país, o diretor e roteirista Lee Chang-dong conta a história de Mija (Yun Jeong-hie). Solitária, já acusando o desgaste físico provocado pela idade, ela sobrevive graças a bicos como enfermeira. Além disso, precisa cuidar do neto adolescente; a mãe do rapaz mora em outra cidade e, pelos indícios, não parece muito próxima a ele.
Esforçada e prestativa, Mija balança, no entanto, quando descobre ser vítima do mal de Alzheimer. Ainda em sua fase inicial, a doença já lhe provoca pequenos lapsos de memória e de uso da linguagem verbal. A poesia entra em seu cotidiano nesse momento doloroso em que, forçada a lidar com a degeneração e a perspectiva da morte, ela prefere agarrar-se à vida e, entre outras atitudes, inscreve-se em um curso ministrado por um poeta.

Intimista
Na turma, ninguém tem experiência com criação literária ou predileção muito especial por leitura. São leigos. E daí? Uma das primeiras atividades propostas pelo professor, ponto de partida para a compreensão do que representa a poesia, consiste em pedir aos alunos que olhem para o mundo como nunca o fizeram. Ou seja: antes de escrever, que observem. E que o façam empenhados em promover descobertas. As palavras vêm em seguida.

Poesia recebeu o prêmio de melhor roteiro pelo júri oficial e uma menção especial do júri ecumênico no Festival de Cannes de 2010. Essas distinções ajudaram a dar maior visibilidade a um filme discreto e intimista que, sem elas, correria o risco de passar despercebido na barulheira dominante do mercado cinematográfico. Descobrir sua beleza é também um modo de se dedicar, como espectador, à poesia.

POESIA (Shi) - Coreia do Sul, 2010, 139 min. Direção e roteiro: Lee Chang-dong. Com Yun Jeong-hie, Ahn Nae-sang, Lee Da-wit. Distribuição em DVD: Imovision







Nenhum comentário: