agosto 08, 2009

São Paulo à vista!


Um dos mais famosos cartões postais de São Paulo, o Edifício Altiro Arantes (mais conhecido como Prédio do Banespa, hoje Santander) foi inaugurado em 27 de julho de 1947.

(foto: img358.imageshack.us/i/centro88kg.jpg)

No saguão do edifício encontramos algumas raridades como um cofre de 1882 (Banco do Pará) com suas 5 toneladas de peso.


Obras de arte (esta não identificável) também fazem parte do acervo do Santander.


Mas o que mais chama a atenção no sagão é o lustre de cristal nacional, com 13 metros de altura, 2 de diâmetro, 900 lâmpadas e pesando cerca de 1,5 tonelada.


Durante mais de 20 anos após sua inauguração este foi o prédio mais alto da cidade e considerado a maior estrutura de concreto armado do mundo. Com 35 andares, 161 metros de altura, 900 degraus e 1.119 janelas, o edifício abriga em sua torre um mirante que permite ao visitante ter uma visão panorâmica (360 graus) da cidade. Após a subida em 2 elevadores, ainda temos que encarar as escadas para chegar a torre.

O céu não estava muito limpo, mas a visão é sempre empolgante - o silêncio impera na torre e tudo ganha nova roupagem visto lá de cima.


Bem no centro desta foto está o Palácio das Indústrias: prédio lindíssimo que já abrigou a Prefeitura de São Paulo e onde hoje está instalado o Espaço Catavento.

Deste lado podemos ver o Mosteiro de São Bento - por onde passei antes de vir para o mirante (fotos? proibidíssimo!). No mosteiro podemos comprar guloseimas (caríssimas, por sinal) preparadas especialmente para os fiéis. Eu trouxe o saboroso Pão São Bento, feito com mandioquinha - hummmm!


Com as torres verdes, a Catedral da Sé.

Aqui o Pateo do Colégio, onde esta cidade nasceu. Adoro!


Eu estava quase voando com a ventania lá em cima.

Esta enorme cobertura é do Edifício Martinelli, histórica construção de São Paulo.

O Edifício ainda possui a Biblioteca Santander com mais de 35 mil ítens entre livros, periódicos, fitas de vídeo, CD-ROMs e DVDs sobre diversas áreas e assuntos. Mas se você quiser visitar a torre fique atento: o horário de funcionamento é somente de 2a a 6a feira (das 10h às 17h) e é necessário apresentar documento com foto. A permanência na torre, em dias concorridos é de apenas 5 minutos: mas ainda assim, vale a pena!

(fotos: ligiapin)

2 comentários:

V R L disse...

Oi, Baby...

tanta coisa pra ver em Sampa, tantos interiores inexplorados...

quero visitar a cidade contigo de férias, quero que me apresente esses cantos da cidade que vc tanto gosta.

beijos

Lígia Pin disse...

Os roteiros estão prontos, só falta você. Imagina em quantas sarjetas nós vamos sentar pra conversar? HAUHAUHUAHUAUHAUHA