julho 16, 2009

Cuide de você

"Cuide de você" - foi a última frase que a artista Sophie Calle leu no email que o escritor francês Grégoire Bouillier lhe enviou, pondo fim ao relacionamento deles
(na íntegra,
aqui)

A idéia, para alguns uma forma de vingança para outros puro oportunismo, resultou em trabalhos distintos (vídeos, textos, desenhos, fotografias) que agora a artista mostra ao mundo através de uma exposição multimídia.

A carta de rompimento, lida por profissionais de diversas áreas, foi material inspirador para vidente, psiquiatra, latinista, editora, escritora de livros infantojuvenis, juíza, escritora de palavras cruzadas, jogadora de xadrez, oficial da inteligência francesa, consultora de etiqueta e protocolo, tradutora, revisora, professora de educação infantil, diplomata, historiadora, jornalista, estudante, assistente social penitenciária, advogada, criminologista, sexóloga, compositora, entre outras.


"Cuide de você" chega ao Brasil através do Sesc Pompéia. O visitante pode acompanhar consultando a brochura contendo a tradução dos 83 textos da exposição. Abaixo, algumas versões:

Estudante - Ambre (9 anos)
"Eu a li e prestei bastante atenção nas palavras. Um homem está falando com uma mulher sobre os sentimentos dele. Ele escreve para dizer que quer se separar dela. É bom, mas é complicado. Tem umas palavras difíceis: irremediável e farsa. Eu acho que ele a ama. Ele diz que a amará para sempre. Se ele a ama, eu não sei por que ele está deixando ela. Fala de divórcio. Ele diz que está vendo suas outras amigas de novo. Ele diz que gostava que as coisas tivessem tomado um rumo diferente. Isso quer dizer que as coisas não vão terminar bem. É triste."


Revisora - Valérie Lermite (a foto diz tudo!!).

Escritora de palavras cruzadas - Catherine Carone
Horizontais
1. Neologismo desesperado do amante que se vê em meio aos tormentos do amor. Acordo do Kremlin (desassossego/ sigla: desejos para o futuro).
.....

Verticais
a) Nunca mais. Profundamente emocionada (irremediável/comovida).

Subeditora-chefe - Sabrina Champenois
"O inferno, sem os outros.
Amante rompe
e afirma que motivo
é respeito pelo
pacto inicial.
Honestidade ou covardia?"

Professora de educação infantil - Laure Guy
1. Dê um título para essa história.
2. Quem é o herói da história?
3. Qual é o elemento perturbador?
4. Como o heóir quebra o pacto?
5. Como ele decide resolver seu problema?
6. Dê outro título para a história.
(obs.:a pergunta 4 ja responde a 2...hehehe).

Adolescente - Anna Bouguereau
"Ele se acha!".

Sexóloga - Catherine Solano
"Não, não vejo motivo algum para lhe receitar antidepressivos. Você está triste, só isso. Um evento triste sempre está ligado ao sofrimento, mas recorrer à química não é a solução apropriada. Tenho certeza de que você é forte o suficiente para seguir em frente e encontrar dentro de você tudo de que precisa para agir e reagir".


O visitante também pode assistir videos das leituras e outras performances. A exposição fica até 07/09, de 3a a sábado (10h às 21h) e domingos (10h às 20h).

Cuide de você!
;o)
(fotos:ligiapin)

4 comentários:

Leo|mascaro disse...

Quero muuuuito ver!!

PS: as imagens do Alice, do tio Tim ali ao lado ficaram ótimas!!!

Renata Nakano disse...

Adorei!

Anônimo disse...

muito interessante, só não precisava ter se transformado numa exposição.

giulianoquase.

algo se passou comigo bem semelhante. fazer o que. é a vida, né?

mamboxx disse...

Muito legal mesmo a exposição e este mes, dia 22 até o dia 22 de novembro, Cuide de Voce, de Sophie Calle estará aqui no Museu de Arte Moderna da Bahia. Acompanhem, sugiram, participem, vejam todos os detalhes no noss blog www.mamboxx.blogspot.com.
Valew!