junho 11, 2009

O corpo de Cristo

Corpus Christi (em latim, Corpo de Cristo) é uma festa da Igreja Católica que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. Para os católicos é um evento de presença obrigatória. A procissão pelas vias públicas segue uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."


A celebração é marcada, inclusive, com os famosos tapetes de rua. O costume em alguns países como no Brasil, é decorar as ruas por onde a procissão passa com tapetes coloridos. A decoração conta com desenhos religiosos e geralmente a comunidade local se reúne com grande entusiasmo para os preparativos, chegando a passar a madrugada ornamentando as ruas. De serragem colorida, madeira, flores, casca de ovos, papel picado e outros materiais, o tapete recebe visitantes de várias localidades especialmente interessados em vê-lo.


Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas que ainda mantêm práticas antigas e tradicionais, e nelas os tapetes são embelezados com decorações de acordo com costumes locais.


Já tive oportunidade de presenciar essa festividade quando visitei as cidades históricas de Minas Gerais. É lindo! E também adorei ver as janelas das casas decoradas com colchas e toalhas coloridas, esperando a procissão passar. Independente da religião, é uma festa bonita para os olhos e o coração. No entanto, não me peçam para ver a procissão - tenho verdadeiro pavor!! Quando em Minas, aliás, eu saí correndo e me escondi na igreja até que a multidão passasse. Posso?
Este tapete de colorido exuberante é da Guatemala, mas não pude deixar de postar a foto: que pavão mais lindo é esse? A D O R E I!!!

(Fotos:google)

Um comentário:

Otávio disse...

é presença obrigatória para os católicos? putz! eu não fui!! rs