junho 07, 2009

Coisas de Arnaldo

As Coisas”, de Arnaldo Antunes, é um daqueles livros que eu demorei anos pra comprar só pra ter o prazer de paquerá-lo a cada ida à livraria. Porque, se o mais legal da festa é esperar por ela, muitas vezes o mais legal de um livro é não tê-lo logo de cara só para deixar a curiosidade crescer e a vontade de devorá-lo nos consumir. Adôuro!


Com cara de criança-crescida este livro é uma delícia de ler, reler e (re)descobrir a cada virada de página. São pequenos textos que falam de... coisas, muitas delas... a tromba do elefante, a escuridão do céu da boca, o passarinho, a mosca, o dinheiro, as coisas do cotidiano.

Arnaldo usa de sua peculiar linguagem textual (que para muitos ainda é estranha) e costura letras numa prosa poética quase simples, quase escondida, quase infantil, que aparece em todas as coisas por ele letradas e por Rosa, sua filha, ilustradas.

O livro foi adotado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ministério da Educação (MEC), Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FAE) e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 1996 e recebeu o prêmio Jabuti de Poesia, em 1993.

Adooooro esse aí de cima!!

Um dos textos foi também musicado pelo Palavra Cantada (cd "Canções Curiosas"), se tornando um hit da molecada. O que muitos talvez não saibam, é que o dono da obra é aquele Titã de penteado duvidoso, com jeito maluco e desengonçado da década de 1980.

Cultura
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pecoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura

Deixo aqui esta dica de leitura para você que curte sair do convencional e gosta de se surpreender com "coisas" - mesmo as mais simples e poéticas da vida.
;o)


AS COISAS
Arnaldo Antunes
São Paulo: Ed. Iluminuras, 1992

Nenhum comentário: