maio 24, 2009

Conversa de passarinhos

Eu não entendo nada de haikais. Mas de uns tempos pra cá sempre que vejo um paro pra ler. Ando curiosa. São bonitos. E curtíssimos. Escrever com pouquíssimas letras é algo admirável. Ontem, na livraria, peguei um livro de haikais para crianças. Escrito a quatro mãos pela Alice Ruiz e Maria Valéria Rezende.


Me apaixonei e o trouxe comigo. Logo no início Alice explica ao leitor o que é um haikai:

o haikai se faz com 3 linhas, ou versos, e não mais que 17 sílabas. Seu tema é a natureza, e não nossos sentimentos e pensamentos.
(...)
O haikai é uma forma poética que nasceu no Japão e chegou ao Brasil há exatos 100 anos, no navio Kassato Maru, com a primeira leva de imigrantes. Diferente, em muitos sentidos, da poesia que se faz no Ocidente, o haikai nos ensina coisas fundamentais para nosso momento atual. Em primeiro lugar, a síntese. (...)
Mas também aprendemos a olhar para fora de nós mesmos, a observar a natureza, as mudanças de estação, e assim nos sentimos mais integrados com o todo e ficamos menos absorvidos com nossos problemas pessoais, que passam a ser menos importantes”.

Conversa de passarinhos”, ilustrado por Fê e editado pela Iluminuras é um bom começo para quem quer entender essa linguagem enxuta, poética e cheia de dizeres que faz tão bem à nossa alma.

basta um galhinho
e vira trapezista
o passarinho”
ALR

entre os espinhos
filhote de passarinho
ensaia vôo solo”
MV


Estes eu adorei muitão. São totalmente visuais.

“rio e mata
riscando o verde
pássaro azul”
ARS

entre a espuma do mar
e a nuvem toda branca
o vôo da garça”
ARS
(fotos:ligiapin)

Um comentário:

cris eich disse...

MAdame Pin,li esse livro no tempo do Pero Vaz-adorei,amei,achei o máximo!Qq dia te apresento uma haikaizeira de primeira,ando até com idéias de convencê la a fazer umas aulas........