dezembro 04, 2007

São Paulo 1

Sposito e O’Sagae me presentearam com o cd “São Paulo de Piratininga – de pouso de tropas a metrópole”. Um banco de dados com fotos antigas da nossa cidade. Imagine só, eu “quase não gosto” dessas coisas... rs. Então, entre outros rumos, algumas fotos serão postadas aqui. Esporadicamente. Aleatoriamente. Sem ordem cronológica ou de importância histórica. Só como curiosidade, e para deleite dos que têm bom gosto. ;o)


Igreja e Largo do Colégio, c.1860

O Páteo do Colégio carrega a honra de ser considerado o berço de São Paulo. Segundo a história, foi ali que em 25 de janeiro de 1554 os jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega instalaram o Colégio de São Paulo de Piratininga, marcando oficialmente o início da nossa capital. Ao longo do tempo muitas reformas e imprevistos transformaram o lugar, como o desabamento da fachada e torre da igreja, por ex., a construção da Casa da Fundição, da Casa da Moeda, do solar da Marquesa de Santos. Já no século 19 a urbanização mudou também os arredores do Páteo, com a instalação de edifícios comerciais e industriais.
Apesar de todas as mudanças e de sermos um povo que ainda não adquiriu o hábito de valorizar e apreciar sua história, o Páteo sobrevive com sua beleza clássica em meio ao caos de Sampa. Lindo!

Igreja e Colégio dos Jesuítas, c.1860

Igreja do Colégio 1860 (demolida após desabamento)
Vista noturna - Foto atual

Nenhum comentário: