outubro 17, 2010

Sábado na Biblioteca

A Biblioteca Monteiro Lobato é uma biblioteca pública mantida pela prefeitura de São Paulo, especializada em literatura infanto-juvenil. Localizada no bairro de Vila Buarque, no centro da capital paulista, foi inaugurada em 1936, por iniciativa de Lenyra Fraccarolli e do então diretor do Departamento de Cultura Mário de Andrade. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil.


Conserva um dos maiores acervos infanto-juvenis da América do Sul, com quase 60 mil títulos, além de um banco de textos teatrais, gibiteca, coleção de preservação de literatura infanto juvenil e acervo histórico de livros escolares anteriores à década de 80. Administra um acervo de documentos e objetos pessoais pertencentes a Monteiro Lobato, escritor. Publica regularmente, desde 1941, a Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Mantém programação cultural fixa e sessões de contação de histórias. Em sua programação estão incluídas oficinas e espetáculos teatrais apresentados pelo TIMOL (teatro infanto-juvenil Monteiro Lobato), grupo de teatro infanto juvenil iniciado em 1966 e também um programa de iniciação artística para crianças de 5 a 10 anos.






Dentro da programação cultural a biblioteca apresentou ontem o bate papo com Marilda Castanha e Nelson Cruz. Os ilustradores contaram um pouco da trajetória profissional e mostraram alguns tabalhos detalhando técnicas e estilos pessoais.



Além do encontro, os visitantes também puderam apreciar a exposição "O que nos contam as capas?", com várias obras de literatura infantil publicadas entre 1910 a 1960.


(Fotos: Ligiapin&Renatanakano)

Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485
Vila Buarque - SP
Tel.: 11 3256-4438 e 11 3256-4122
Horário: 2ª a 6ª feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h.
A Sala de Leitura, a Gibiteca e a área de leitura de periódicos abrem também
aos domingos das 10h às 14h
e-mail: bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br

5 comentários:

Jean-Claude disse...

Cadê o pessoal??rs

Lígia Pin disse...

Fui boazinha e não cliquei ninguém.
;o)

Tino Freitas disse...

'E duro ter de admitir que seu final de semana foi muito mais interessante que o meu. Facim, facim.

cris eich disse...

Essa postagem deve ser fake!Como vc conseguiu fotografar tanta coisa em cinco minutos???!!!

Lígia Pin disse...

Cris
Você gastou seus 5 minutos com as fofocas...eu, com as fotos, uai!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk