julho 04, 2010

Controle Remoto

Vez ou outra o Correio passa aqui em casa e deixa uma boa surpresa pra alegrar meu dia. Desta vez não foi diferente.


O mais novo filhinho de Tino Freitas chegou pra me desviar da derrota do Brasil na Copa e me encantar com o resultado final da história que, há algum tempo, sei que ele vinha rabiscando aqui e ali.


"Controle Remoto" (il. Mariana Massarani/ Manati) vai divertir a criançada que usa esse acessório tecnológico com uma intimidade quase absurda. O aparelho é um dos personagens dessa história inusitada em que pais e filho se relacionam basicamente através dele criando, sem perceber, um des-controle na relação familiar.
Já dizia uma amiga, o ser humano não nasce com "manual de instrução" e saber lidar com o outro requer tempo, sabedoria, disposição e amor. Tino foi pontual e usou a criatividade ao tocar no tema - quem lida com crianças (como eu) sabe que atualmente, o que mais falta nas famílias é o vínculo afetivo entre pais e filhos.


A vida moderna atrai pela praticidade, pelas novidades e descobertas diárias, mas afasta as pessoas pelo acúmulo de preocupações e atividades a cumprir. Quem dispõe de tempo para olhar os filhos com a devida atenção? Não seria mágico se cada bebê viesse já da fábrica, acompanhado de um controle que ajudasse os pais na sua criação? Seria perfeito!! Quando eu li esse texto pela primeira vez, há uns meses atrás, fiquei empolgada com o "menino" e ao mesmo tempo chocada com o chute certeiro que o Tino deu. Não é apenas um livro infantil, definitivamente. A minha vontade é que cada pai e mãe tenha exemplar para uma leitura "solitária" e depois compartilhada com seus filhos - tenho absoluta certeza que se identificarão com cada situação citada ou pelo menos, com a maioria delas. Minha esperança é que, ao final da leitura, os pais apertem a tecla STOP - não do filho, mas do des-controle que carregam em si para, com muita sabedoria, dar um REWIND e começar tudo de novo, como deveria ser.

(fotos:ligiapin)

Tino já mostrou, nas publicações anteriores que palavra e criatividade fazem parte do seu mundo. A parceria com Mariana Massarani e a Manati foi novamente muito feliz. "Controle remoto" é visualmente alegre, colorido e divertido além de contar com uma capa dura lindíssima que faz desse casamento texto+imagem uma excelente opção de presente. Aperte o PLAY e vá agora buscar o seu!
;O)


Nenhum comentário: