fevereiro 17, 2010

Ticunas


A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodrigues, da UnB, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do rio Solimões, no alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia.
Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e em sua sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz, peculiaridade que a classifica como uma língua tonal.
O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.
Revista Língua Portuguesa 52 - Leia a matéria na íntegra, aqui.

Vale lembrar que os Ticunas lançaram o "O livro das árvores" (1997), ricamente ilustrado por crianças e jovens indígenas e organizado pelos Professores Ticuna Bilíngues. Leia mais aqui, e aqui.

Um comentário:

V R L disse...

Curti muito isso!