janeiro 18, 2010

O olhar de cada um

Entre os anos de 1993 a 1999, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente.

"Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…" escreveu o fotógrafo no prefácio da obra.




No ano passado utilizei fotos do livro Êxodos num trabalho realizado com uma das minhas turmas de 5o ano. O tema "Artistas brasileiros que se destacaram internacionalmente nos últimos 25 anos" envolveu Sebastião Salgado, Vik Muniz e Romero Britto. A ideia, após ler as fotos de Salgado e discutir sua significância dentro do contexto mundial, foi de criar montagens que levassem cada indivíduo retratado para uma outra realidade - menos dura, menos cruel - como se assim cada um de nós pudesse dar um voto de esperança à eles. Cada aluno escolheu uma imagem que foi fotocopiada e recortada. A partir desse ponto de referência as crianças fizeram desenhos e colagens para o que chamamos de "releitura". O resultado que eu, particularmente adorei, foi um grande sucesso na exposição. Deixo aqui alguns para você curtir também.
;o)
(fotos:ligiapin)
Trabalhos realizados pelos alunos do Colegio Arvi - 2009


Um comentário:

V R L disse...

Muito legal o trabalho das crianças, Pin. Eles tem mesmo um artista dentro!