outubro 16, 2009

Cemitério da Recoleta

O primeiro ponto turístico visitado: o cemitério do bairro da Recoleta, o mais aristocrático da cidade, que fica pertinho do apartamento onde estávamos. Abriga mausoléus de importantes arquitetos e já foram declarados Monumentos Históricos Nacionais. Algumas das grandes personalidades sepultadas ali: Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e Facundo Quiroga.




Quem espera ver Evita num grande mausoléu se decepciona ao encontrá-la num corredor estreito espremida entre outros. Há fila para fotos e constantes flores em sua homenagem.

Aqui "la dama de blanco", Rufina Cambaceres (indicação do Vini - fui no cemitério com encomenda de visita...hahaha). Diz a lenda que a jovem fora enterrada viva e que há marcas de unhas do lado interno no seu caixão. A história ainda se estende um pouco mais, fazendo dela o fantasma mais famoso do local por onde perambula durante a noite.

E ao virar umas das esquinas, me deparo com esta obra prima!! Bem no estilo de Tim Burton (impossível não lembrar dele) a estátua de Liliana Crociati é simplesmente linda! A jovem morrera aos 25 anos na Austria, onde passava a lua de mel, soterrada numa avalanche. O pai escreveu um poema em italiano que também se encontra no local, expressando sua tristeza e desespero. Diz a lenda que seu fiel cão "Sabu" (que também ganhou uma estátua) morreu no mesmo dia na Argentina. Para quem gosta de lendas urbanas, algo mais: perto do túmulo há um gato (sim, o vi) que dizem, não abandona o local há anos. Será?

(fotos:ligiapin)

3 comentários:

André Neves disse...

Oi Lígia, bela viagem ein? Adorei as fotos do cemitério. Tem imagens lindas. Lígia, fui a SP no domingo, só para assistir ao espetaculo. Fiquei d eboca aberta, é lindo. Se puder, vá conferir.
Bjs

Adriano Queiroz disse...

Adorei as fotos.
Deu pra dar um bom passeio pela sua visão de Madri, a grande capital do Peru. (hahaha)

Dá próxima vez vc me leva? Vou na mala quietinho.

Quero detalhes dos portenhos.

Bju.

V R L disse...

HUAAAAAAAAAAAAAAAAAA

ADOREI! CAVEIRINHAS FOFAS!

E sabe o que é o pior? Eu tinha visto e não sei pq não postei nada... achava que o tinha feito (pode me bater) ... :-P

Beijos