julho 04, 2008

Os encantos de Lúcia

Ontem Lúcia Hiratsuka esteve na Livraria da Vila Madalena expondo os originais de seus livros e apresentando a técnica do sumiê.

Apetrechos para a técnica milenar da escrita e desenho japonês.


Durante a apresentação das obras ela deu uma paradinha para contar histórias, pois o público era muito participativo e exigente.


Na mesa caprichosamente montada, biombos abraçam as obras da autora/ilustradora.
Olha nós aqui!
E eu, observando tudo com o filho mais novo da Lúcia no colo.

(fotos:ligiapin)

Lúcia Hiratsuka mostra outra face da presença japonesa no Brasil em Os livros de Sayuri.
As relações diplomáticas entre Brasil e Japão estão cortadas. A polícia reprime os japoneses e uma série de ações contra eles são tomadas. Escolas foram fechadas; reuniões entre amigos proibidas; e com medo, as famílias são obrigadas a esconder os livros escritos em sua língua materna. Pode até soar estranho, mas estamos em plena São Paulo, que nem sempre foi tão acolhedora assim para os japoneses. Agora, no ano do centenário da imigração, a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka oferece aos leitores infantis e juvenis um novo olhar sobre as esperanças, as angústias e os desafios dos japoneses na sua chegada ao país. Com uma narrativa em primeira pessoa delicada e comovente, Os livros de Sayuri relata os problemas sofridos por uma família de imigrantes japoneses, no Brasil, durante a 2ª Guerra Mundial; o esforço da menina Sayuri (a narradora) e de seu irmão, esgueirando-se, todas as noites, para estudar; o medo das represálias; a angústia da guerra; e o encantamento pelas letras, que a tudo supera.Há muitas razões para se apreciar o livro de Lúcia, uma reconhecida divulgadora das tradições japonesas o texto trata de temas como a diversidade cultural, o amor pelo conhecimento, a superação de obstáculos, e conta, de uma perspectiva diferente, a história da presença japonesa no Brasil. Tão bem escrito como ilustrado, a história de Sayuri é enriquecida por ilustrações que acompanham a delicadeza do livro e mostram a leveza dos traços japoneses.
Fonte:http://www.literaturalivre.com.br/?area=9&id=720

Os livros de Sayuri
Texto e Ilustrações Lúcia Hiratsuka
Edições SM

4 comentários:

Dan Vícola disse...

Lígia!
Como você é "cult"!
E está em todas, hein? Rs. Isso é que saber aproveitar o potencial cultural da "big apple" brasileira!
Adoro esta sua alma artística sempre ligada nas diferentes formas de arte!
Bom final de semana!
Um beijo grande.

V R L disse...

Nossa! Japão na veia!
Tenho uma amiga q morreria de inveja branca, qse como a minha! ;-)

beijos nipônicos!

Giuliano Gimenez disse...

em que livro está a frase do marcelino freire, colocarei como epígrafe...

Giuliano Gimenez disse...

Põ, ligia, aquilo é pergunta que se faça. demorô. bota no correio. depois eu lhe passo o meu endereço