março 05, 2008

Sueño de una tarde dominical


E pra encerrar, Diego Rivera não deixou por menos e colocou La Catrina no centro do seu mais famoso mural "Sueño de una tarde dominical em la Alameda Central".
Muitas personalidades mexicanas foram retratadas nessa obra de grande peso político e histórico, inclusive o próprio Rivera quando criança.


•o mural foi pintado em 1947, mede 4,70 x 15,60m e pesa 35 toneladas.
•originalmente foi realizado por Diego Rivera para um hotel muito importante no Centro Histórico da Cidade do México, que foi destruído pelo terremoto de 1985. Atualmente está instalado no Museo Mural Diego Rivera, criado especialmente para preservá-lo.
•Diego representou como figura principal a caveira Catrina (a morte), vestida muito elegante com a serpente emplumada – representação mística da cultura pré-hispânica do México. A Catrina é uma obra originalmente criada por José Guadalupe Posada, artista que se destaca na criação mexicana no final do século XIX.
•Posada se encontra, na obra, de braços dados com Catrina, pelo fato deste afresco ser dedicado a este grande artista considerado o mais importante e a quem Rivera sempre reconheceu como seu grande inspirador.
•Também podemos ver Diego ainda menino, em auto-retrato bem como
Frida Kahlo, sua esposa, ao seu lado.

Um comentário:

Giuliano Gimenez disse...

ei ligia, li seu email, contentíssimo. respondo assim que der.
vc conhece o poeta eucanaã ferraz? o cara é detonador do lirismo hermético. vale o seu livro Rua do mundo