março 03, 2008

La Catrina

E a caveira mais famosa do México (na verdade era sobre ela que ia escrever lá embaixo) é La Catrina. Duvido que nunca a tenham visto. Ela é mais famosa que Michael Jackson, Bill Gates e Roberto Carlos. Juntos! Uhuhuhuhuhuhu!!!
;o)

O autor desta ilustre senhora é José Guadalupe Posada, o Don Lupe. É considerado o "artista do povo" e precussor do movimento nacionalista mexicano de artes plásticas.

Seus desenhos e gravuras sobre a morte são internacionalmente conhecidos, além das caricaturas políticas através das quais Don Lupe critica a classe mais alta da sociedade.

"Gran Fandango y Francachela de Todas las Calaveras"

"La Catrina" consegue resumir seu sentimento e crítica com relação à burguesia: uma senhora rica, sorridente e simpática, com um magnífico chapéu de plumas na cabeça.

Com esta obra, Posada demonstra que o materialismo, a arrogância, a moda ou a riqueza de bens, não valem de nada, pois quando chegar a morte, todos, sem exceção se transformarão em caveiras.

La Catrina em montagem com obra "Sueño de uma tarde dominical em la Alameda Central", de Diego Rivera.

2 comentários:

Giuliano Gimenez disse...

que legal essa coisa de vc mostrar a cultura mexicana. aqui em curitiba os produtos americanos, shoppings centers, carros importados, marcas e mais marcas, para isso é sempre bom recorrer ao lipovetsky sobre a sociedade do luxo e a hipermodernidade, mas aqui em curitiba tudo é um frenesi da queima de estoque

=]
[=

Giuliano Gimenez disse...

é impressionante, pelo menos pra mim, vc trabalhar um tema desses com crianças de 9 anos.
bom, não a toa que trabalhei com o conto muribeca com uma menininha da quinta série.
email: giulianoquase@hotmail.com

música brega? ih! não me lembro de nenhuma no momento e tenho medo de ser felizzzzzzz

=[