Páscoa, além do significado religioso, é a data marcada pelos chocolates que nos perseguem por toda parte nesta época do ano. E por falar nele:
O filme Chocolate, baseado no romance de Joanne Harris, conta a história de Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma forasteira que chega a um pequeno vilarejo do interior da França acompanhada pela filhinha de 6 anos. O lugar de costumes conservadores, entra em choque com a presença desta ousada mulher que tem "ar" de feiticeira e que abre uma charmosa loja de chocolates com receitas bastante exóticas. Embora encante muitos habitantes com suas saborosas receitas, encontra resistência de outros que não concordam com sua presença no vilarejo por considerarem a jovem uma ameaça à moral e aos bons costumes. Para piorar a situação, desembarca na aldeia um músico com jeito de cigano (Johnny Depp) com quem Vianne acaba se envolvendo.
Apesar de previsível e de muitos o considerarem um filme menor, tem belas cenas, principalmente as que envolvem o misticismo que Juliette carrega em sua personagem e na fabricação dos chocolates.
Como água para chocolate é outro romance que virou filme. Alfonso Arau levou para as telas a história escrita por Laura Esquivel (então sua esposa) sobre um amor impossível que acontece em plena Revolução Mexicana. Pedro (Marco Leonardi), um simples camponês se apaixona por Tita (Lumi Cavazos), uma das filhas da rigorosa Elena. A união dos dois é impossibilitada devido a tradição familiar de manter a filha mais nova sempre ao lado da mãe. No entanto, o rapaz encontra uma forma de manter-se na família e é através do dom de Tita transpor para os alimentos todas as suas emoções que esse amor sobrevive ao tempo. O filme é um dos mais bonitos do cinema latino dos últimos tempos e tem um dos finais mais marcantes que já vi.
Tim Maia, que teve o chocolate entre seus vícios, cantou sua devoção à essa especiaria que anos depois foi regravada por Marisa Monte.
Chocólatra é a pessoa que tem necessidade constante de comer chocolate. Vai uma lambidinha aí?

Um pouco mais sobre chocolate no blog da amiga Lorpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário